quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

ESPECIFICAÇÃO DE ALIENAÇÃO.. SEGUNDO MARX.

ALIENAÇÃO ECONÔMICA: Pode-se ser constatada observando a lógica capitalista. Que se faz presente ainda hoje, marcando indelevelmente as relações de trabalho. Atualmente, por exemplo, quando um trabalhador se aposenta devido a um problema de saúde, a aposentadoria conta como por invalidez, ou seja, por não poder mais produzir este indivíduo é considerado invalido. Vê-se assim que o trabalhador tornou-se também uma mercadoria, valendo somente uma salário enqaunto puder produzir. Também constatando sua submissão à qualquer custo pelo preço da sobrevivência.

ALIENAÇÃO RELIGIOSA: Nela o homem "entrega" sua vida a um ser "superior" e onipotente, na esperança de ser recompensado em uma vida após a morte. Assim, ele se acostuma com a vida de "exploração" à que está submetido e não luta por melhorias, acreditando que afinal, se Deus determinou que sua vida fosse assim, não há nada que se possa fazer contra a vontade divina. A alienação religiosa adestra o espírito do homem fazendo-o aceitar as condições que lhe são impostas. Contra tal alienação, Marx propõe a extinção da Religião, uma vez que acredita ser esta ultilizada pela classe dominante como instrumento de dominação.

ALIENAÇÃO FILOSÓFICA: Para Marx a filosofia não pode se resumir a função de compreender o mundo apenas de modo teórico e nesse sentido, a metafísica e a busca da essência pela contemplação da realidade deveriam ceder lugar à luta de libertação das ideologias. A filosofia deve portanto, sair de sua posição espectadora do mundo e assumir a função de também transfoma-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse

CONSEQUÊNCIAS DE UM FUTURO DE UM PRESENTE. Renato Russo já citava e refletia a realidade e pior doença de hoje há 20 anos atrás.. “...